Inauguração do Espaço Hélio Lopes dos Santos do PT Cruzeiro, Octogonal, SMU e Sudoeste

            Dia 7 de abril de 2018, foi inauguração o Espaço Hélio Lopes dos Santos do Partido dos Trabalhadores do Cruzeiro, Octogonal, SMU e Sudoeste com a presença da militância, amigos e familiares do histórico militante do PT, educador e ativista cultural.

            Na oportunidade, usaram da palavra os e as militantes que conviveram com o Hélio, Raimundo Nonato,Deputado  Distrital Chico Vigilante,  Hudson Cunha, Berê Bahia, Arlete Sampaio, Fernando Tolentino, Magelinha e Jorge Santos filho de Hélio.


            Inicialmente, usou da palavra o Presidente do Partido, RAIMUNDO NONATO, que apresentou uma biografia do companheiro Hélio Lopes dos Santos, cujo o texto é o seguinte:
            A seguir, Hudson Cunha, referiu à amizade de longa data que teve com Hélio Lopes dos Santos, desde a década de 70, no movimento estudantil da Universidade de Brasília e nas visitas pessoais à casa da família de Hilda Lopes dos Santos, exemplar lutadora contra a Ditadura Militar e militante de esquerda desde a juventude.
            Lembrou ainda as obras da gestão do Hélio Lopes dos Santos na Administração Regional do Cruzeiro, Octogonal e Sudoeste, tais como a sede da Aruc, o Centro Cultural Rubem Valentini, o início da obra do Ginásio de Esportes (que ficou paralisada por anos para ser concluida somente no Governo Agnelo), etc.
            Berê Bahia, presente, lembrou a forma organizada como se realizavam os eventos culturais no Cruzeiro na gestão de Hélio Lopes dos Santos, quando com o apoio da Aruc, se destacou o Cine Clube Gavião e, ainda, as Temporadas Populares. Eventos que contavam com a presença massiva da população do Cruzeiro.
            Arlete Sampaio, ex-vice Governadora do DF, a que coube a incumbência em articular as cidades durante o governo petista de 1994-1998, testemunhou sobre a capacidade organizativa e empreendedora de Helio Lopes dos Santos, que está capacidade que está viva para inspirar muitos petistas, pois ele adotava o modo petista de governar, com grande respeito as demandas do orçamente participativo, geradas num diálogo com a população da base da Administração Regional.
            Fernando Tolentino, ex-Presidente do PT Cruzeiro, lembrou que quando ingressou ao PT logo recebeu com satisfação a confiança de Hélio Lopes dos Santos, que inclusive o indicou para assumir a presidência do Partido, que somente veio ocupar na segunda tentativa, com o apoio do exemplar companheiro. Um modo acolhedor de Hélio que é inesquecível.
            Chico Vigilante, também, reconheceu o papel de Hélio Lopes dos Santos, como administrador, que apresentava as demandas de interesse da população do Cruzeiro de forma tão enfática que tinha a confiança de todos.            


Nenhum comentário: